quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Amores virtuais!

Nesta geração é comum termos muitos "amigos" mesmo sem nunca termos conhecido pessoalmente. Os chamados amigos virtuais, eu mesma conheço muitas pessoas pela net que nunca encontrei e algumas que provavelmente nunca irei encontrar. Participo de uma comunidade de pais de crianças com a síndrome do meu filhote e trocamos muitas informações, experiências, dores e esperanças. Estes sentimentos em comum nos deixam muito próximos um do outro, mesmo a distância, e isto é muito rico. Mas o que falar de relacionamentos íntimos sem contato? Ouço muito em casa, com minha filha e seus amigos, falando de amigos e até de namorados virtuais. Até mesmo no consultório tenho exemplos de pessoas que se relacionam virtualmente e nunca se encontraram e se denominam namorados. É possível uma relação íntima sem contato? Apenas pelo vídeo? Quais os riscos de um relacionamento deste?

Este tema é muito complexo, assim como o Ser Humano, pois para algumas pessoas é mais facil o relacionamento pela net do que o encontro real, porém tem que se tomar muito cuidado, para não estar estimulando em nossos jovens este tipo de conduta, apenas virtual, o contato com o outro é fundamental para o crescimento humano.

O relacionamento virtual pode ser muito prazeroso, temos oportunidades de conhecer pessoas do mundo todo, com culturas diferentes, esta diversidade é grandiosa. Porém em um relacionamento amoroso, o contato físico é fundamental. É importante o toque, o cheiro do outro. E temos visto, uma quantidade muito maior de pessoas, substituindo o contato com o outro pelo relacionamento virtual, inclusive, se relacionando sexualmente de forma virtual, não apenas como curiosidade, ou até mesmo para apimentar uma relação, mas, constantemente, fazendo sexo virtual. Não sou contra este tipo de relacionamento, até porque temos visto muitos casos de casais que começaram na net e atualmente estão casados e felizes. Eu só acho muito complicado e perigoso quando pessoas, principalmente jovens, substituem o contato físico pelo virtual, por fatores como insegurança, medo de rejeição, baixo estima. Desta forma estes limites pessoais do indivíduo estarão sendo cada vez mais estimulados ao invés de serem trabalhados e administrados de uma forma com que a pessoa consiga superá-los, para ter uma vida mais saudável. 

Além deste fator emocional que não pode ser estimulado com o relacionamento virtual, tem um perigo real de se relacionar com pessoas que supomos que são quem dizem ser, mas como ter certeza? Tenho dois casos interessantes para contar. Um é de uma adolescente que se relaciona com um rapaz que diz ter a idade dela e que diz morar em outro Estado. Nunca apareceu na web e só se mostra através de fotos. Este "relacionamento" ja dura mais de 1 ano, e a menina está totalmente envolvida com esta pessoa. Agora como garantir que ele é ele, que tem mesmo a idade que diz ter, que é o dono das fotos que ele posta? Infelizmente vivemos em uma sociedade muito insegura e vemos casos de violência constantemente que iniciaram através da internet. Muito cuidado galerinha! O outro caso que eu tenho é sobre uma pessoa mais velha de aproximadamente uns 60 anos, que começou de brincadeira a se relacionar com um rapaz de 21 anos do outro lado do mundo literalmente. Ele é brasileiro, mas está morando há bastante tempo no Japão. Esta mulher disse que tinha 18 anos, postava fotos de uma moça bem bonita e começou um namoro virtual com o rapaz. Neste caso ele aparecia na web, e ela obviamente, não. Acontece que nesta brincadeira (para ela) o rapaz se apaixonou por ela. Um certo dia ele comunicou à ela que havia comprado uma passagem para o Brasil e estaria viajando na semana seguinte para conhecê-la. Ela que também estava envolvida com ele, porém tinha consciência que era tudo uma mentira, pois ela inclusive era casada, teve que contar toda a verdade para ele. Agora quais as consequências que poderiam ter ocorrido nesta "brincadeira"? Não sei nada deste rapaz, mas será que ele tinha estrutura psicológica para aguentar esta frustração, esta rejeição? Infelizmente casos como este são mais comuns do que a gente imagina, e inclusive o suicídio pode ser uma trágica consequência deste tipo de atitude.

Então pessoal, a internet é maravilhosa, une ideais, culturas, conhecimentos diversos e até amores, mas nunca vamos nos esquecer do contato físico com o outro. O toque, o cheiro, o carinho, o beijo e o sexo com o outro, não podem e não devem ser substituídos pelas teclas e pelo monitor do computador.

Se alguém tiver alguma estória interessante pode nos contar e ficar no anonimato se quiser. Um grande beijo a todos e até a próxima.

4 comentários:

  1. Adorei o post, super verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou. Espero que ajude na hora de fazer algumas escolhas. Apareça sempre. Bjs.

      Excluir
  2. Luciana Curi08/03/2012, 22:12

    A internet virou um vício e definitivamente o exagero leva ao desequilíbrio...o mundo real eh muito mais mágico e a net em nada substitui a convivência, as brincadeiras, o encontro de pessoas gargalhando, chorando, conversando mas ela veio com tudo atropelando principalmente a infância das crianças que hoje não pulam corda, não jogam queimado, não sobem em árvore, não brincam de pique e trocam tudo pelos famosos jogos online os bate papos enfim como tudo a net tb tem seu lado extremamente positivo em relação a tudo isso que vc citou acima o apelo deveria ser apenas pelo equilíbrio do virtual e da realidade e os pais podem e devem limitar isso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Lu, o limite adequado ainda faz toda a diferença. Bjks.

      Excluir