sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Adolescência AHHH !!!



A palavra “adolescência” tem uma dupla origem etimológica e caracteriza muito bem as peculiaridades desta etapa da vida. Ela vem do latim adolescer – ad (a, para) e olescer(crescer), significando a condição do indivíduo apto a crescer. Adolescer deriva da palavra adoecer, enfermar. Temos assim, nessa dupla origem etimológica, um elemento para pensar esta etapa da vida: aptidão para crescer (não apenas no sentido físico, mas também psíquico) e para adoecer (em termos de sofrimento emocional, com as transformações biológicas e mentais que operam nesta faixa da vida).
É muito comum as alterações de humor no adolescente. De manhã ele está bem humorado, a tarde ele está mais depressivo e reservado e a noite se torna extremamente impaciente e agressivo. Haja paciência dos pais lidarem com seus filhos nesta fase da vida! Sempre coloco que a melhor forma de amenizar estes sofrimentos é a lembrança da própria adolescência dos pais. Todos nós já passamos por esta etapa da vida e lembrar tanto das belezas da fase quanto do sofrimento que sentimos naturalmente na adolescência é confortante e nos dá mais material para tentarmos errar menos e acertar mais nas nossas atitudes.
A natureza do adolescente é imediatista, ele não se importa com o que poderá ocorrer daqui a alguns anos, no máximo o ano que está vivendo, não mais que isso. Com isso, torna-se pouco eficaz por exemplo, trabalhar com os jovens a prevenção das drogas apenas através das informações dos efeitos possíveis no organismo. Eles não estão interessados que o cigarro pode causar câncer à longo prazo, por exemplo, ou que o uso constante de álcool pode causar cirrose hepática. Estamos em um momento do século onde tudo é descartado, ultrapassado. A maioria dos nossos jovens está sem rumo, sem limites, sem educação em todos os sentidos. A falta de tempo, a pouca qualidade de vida e a distorção total de valores são companheiros inseparáveis da modernidade.
No adolescente, nada é estável nem definitivo, justamente por que ele se encontra numa época de transição, de reformulação de valores. Tanto o espaço para crescer quanto o limite deste espaço é indispensável na educação dos jovens, e encontrar a mediação disto é bastante difícil, até por que entra em ação a personalidade de cada um. Têm alguns que são mais ousados e naturalmente mais difíceis de ter limites, assim como tem aquelas pessoas mais retraídas que necessitam de mais espaço para se conhecer e se colocar no mundo.
Uma dica aos pais é que nesta fase uma outra grande influência são os ídolos, naturalmente são modelos que serão seguidos. É muito importante que os pais estejam atentos aos ídolos dos seus filhos. É muito comum um adolescente modificar em um ano vários estilos, desde os mais radicais aos mais românticos, muitas vezes por conta do estilo do ídolo que está em vigência naquele momento.
Enfim, a adolescência é uma maravilhosa e sofrida etapa da vida. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e começa a definir a sua personalidade, embora esta busca de si- mesmo pode levar uma vida inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário