terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Inclusão - Primeiro excluímos pra depois tentarmos incluir? Como assim?

Bom, depois que fiz o texto sobre bullying, fiquei com o tema da inclusão na cabeça, pois, quando se pensa em bullying, se pensa em diferenças, e infelizmente em exclusão. Então vamos lá.

Inclusão, seja ela social, digital, racial, sexual, intelectual, cultural, está em moda na atualidade, pois para sermos politicamente corretos temos que incluir todos os diferentes, porém, será que desta forma, ja estaríamos excluindo? Pois estaríamos discriminando e dividindo as pessoas em subgrupos. Infelizmente este tema da inclusão é extremamente complexo, pois assim como a diversidade aumenta, a intolerância cresce paralelamente. 

Li esta semana um texto que o humorista Danilo Gentili fez, se defendendo de uma denúncia feita por uma ong que trabalha em defesa dos direitos afrodescendentes, por causa de uma piada que ele teria feito. Acredito que o humor hoje necessite de mais bom senso, não de censura. Ja fiquei indignada com algumas piadas, não por ela ser feita de negro, de gay, ou de português, mas por ela ter ultrapassado a tênue linha do respeito e bom senso. Depois vale a pena ler o texto todo, por que é extremamente inteligente e interessante, o link é https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2283233578805&set=a.1976778797627.77688.1787834399&type=3. Mas enfim, o humorista defende que ele é 100% da raça Humana, não interessa, se ele é alto, magro, gordo, gay ou negro.  O que me traz a este exemplo, é o fato de nós estarmos sempre nos subdividindo. Se precisa existir inclusão é por que existe a exclusão, se ela existe é por que existem as diferenças, se elas existem a discriminação e a subdivisão de grupos também existe, e infelizmente a ignorância por alguns temas e a total intolerância também caminham juntos. Graças a Deus somos diferentes! Muitas vezes a ignorância das pessoas por um determinado tema, é que causa discriminação e exclusão. Tenho um exemplo pratico em minha vida, pois tenho um filho especial, e é muito comum as pessoas o perceberem na rua, pois ele é sim diferente das outras crianças da sua idade. Isto não me incomoda, então eu explico sobre sua doença genética, que é a Sindrome de Angelman, e pronto, a partir daí, se mesmo com a "explicação" da sua condição, ele continuar sendo motivo de observação, e principalmente de rejeição, aí sim ele está sendo excluído por conta de suas diferenças, e, infelizmente se faz necessário uma bandeira de inclusão. Não deveríamos levantar esta bandeira por causa das diferença de raças, de preferências sexuais, de culturas, de condições sócio-econômicas, físicas e intelectuais, pois estas diferenças são riquíssimas! A falta de conhecimento e de aceitação destas diferenças é que é o problema. 

Uma vez escutei em um programa de televisão, uma moça inteligente, universitária dizendo que para a sociedade aceitar as pessoas com deficiência era necessário que houvesse uma preparação, uma explicação para a sociedade conhecer e aceitar estas pessoas. A entrevistada que era uma moça muito bonita paraplégica, disse que não, que esta preparação e este conhecimento acontece naturalmente com o contato com o outro. Concordo totalmente, é importante que as pessoas com condições diferentes umas das outras se aceitem e não se discriminem, pois infelizmente o preconceito começa dentro de si mesmo, por uma dificuldade de aceitação. Lembrando daquele slogan muito legal criado pelo Instituto  Meta Social sobre síndrome de down "SER DIFERENTE É NORMAL"

Lembrem, temos cores diferentes, preferências diferentes, culturas diferentes, estilos e corpos diferentes, inteligências diferentes, comportamentos diferentes, etc... mas acima de tudo, somos SERES HUMANOS! É preciso conscientizar a sociedade, começando pelas nossas crianças e jovens a importância de conhecer-se com qualidades e defeitos como todo mundo, aceitar-se com as diferenças uns dos outros para formar uma auto estima positiva. É fundamental que as pessoas possam desenvolver seu senso crítico, para que consigam tomar decisões saudáveis em suas vidas, e para isto o conhecimento e a aceitação das diferenças é imprescindível! 

Por enquanto é isso, bjks em todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário