sábado, 11 de fevereiro de 2012

Limites, qual a diferença entre educar e ser autoritário?

Dar limites! Nós mães, e no meu caso mãe e psicóloga, sempre ouvimos esta frase em relação aos nossos filhos, né? Porém esta tarefa é fundamental para o crescimento humano e também de extrema subjetividade, pois o que para uns é limite para outro pode ser óbvio e fazer parte do seu cotidiano. Por exemplo. Ouvir música alta. Caramba, existem fones de ouvido para isso, o que é obviamente feito por uns é sempre transgredido por outros. E o que faz umas pessoas terem mais facilidades em aceitar limites e regras e outras não?

Bom, para falarmos do início de nossa vida, ja começamos a  nossa trajetória tendo que ter limites. Aquele bebê que faz um "ai" e ja é colocado no colo e no seio, poderá ter dificuldades em lidar com frustrações. As vezes o simples fato da mãe aparecer e fazer um carinho, ja pode ser suficiente para satisfazer aquele momento. Com o tempo é importante que o bebê perceba que a mãe não é parte dele, ela também tem uma vida própria. E não estar 100% disponível em 100% do tempo desta mãe é uma forma de ir ensinando à este bebê que ele é um e que sua mãe é outra pessoa, e que em alguns momentos ele precisa esperar que sua mãe possa pega-lo. Um outro exemplo bem típico, é o primeiro dia de aula da criança. Muitas crianças têm grandes dificuldades em fazer esta separação, e ela deve ser feita gradualmente, mas não se pode ceder sempre ao choro da criança. A criança que tem maior dificuldade em sentir-se segura precisa de mais tempo para se adaptar à esta nova realidade, mas chega a um momento que o choro da criança não deve vencer. Aí o limite deve ser dado, e os educadores, na sua maioria, estão bem preparados para saber a hora disto acontecer. Me recordo que minha primeira filha quando foi para a escola no seu primeiro dia de aula chegou no portão, largou minha mão, me deu tchau e foi embora sem nem olhar para trás, eu é que fiquei com uma cara de idiota esperando pelo choro dela, que não aconteceu. Durante os outros dias desta primeira semana, houveram momentos de insegurança da parte dela sim, porém so precisei ficar na escola durante uma hora em apenas um dia. É logico que as crianças são diferentes, com meu caçulinha ja foi um pouco mais difícil, precisei ficar durante uns 3 dias entrando na sala de aula com ele e permanecendo la durante uma hora mais ou menos. Mas o principal é NÃO CEDER! Necessitamos ouvir "não" desde cedo, para aprendermos a lidar com nossas frustrações, com nossos fracassos, para saber que não podemos ter tudo que queremos, pois infelizmente ouvimos "não" na fase adulta constantemente. Aquela criança que não sabe ouvir um não, será um adolescente que provavelmente não saberá seguir regras e respeitar o LIMITE do outro. Estamos vendo constantemente jovens agressores, que não têm um minimo de respeito ao próximo, nem mesmo dentro de sua própria casa, com sua própria família.

Agora como distinguir dar limites de proibir e ser autoritário? Ufa é difícil, pois como falei, o que para um e mais fácil, para o outro é mais difícil, é muito subjetivo e pessoal. Porém, o diálogo é fundamental, é preciso que seja explicado sim para a criança ou adolescente, por que o limite está sendo dado. É importante que possam ser dados inclusive, outras opções a serem escolhidas no lugar daquele desejo que não pode ser conquistado naquele momento. Dar limites não é proibir, é ensinar que existem regras que devem ser respeitadas e que também existem deveres que devem ser cumpridos

Uma outra forma primordial para se dar limites é em relação aos exemplos que são dados pelos pais e responsáveis. É importante que bons valores sejam passados para os filhos, um excelente exemplo é sobre jogar lixo na rua, tão simples e tão desrespeitados pelas pessoas, infelizmente. Isto é uma grande falta de respeito pelo próximo, que não tem que caminhar pela sujeira que o outro fez. Com certeza é muito mais fácil para pessoas que receberam limites passar esta noção de respeito ao próximo, porém mesmo quem não teve a oportunidade de ter uma boa educação em relação a limites, pode sim ter uma reflexão de si mesmo e aprender e ensinar limites aos seus filhos, nunca é tarde para amadurecer.
É logico que não é fácil dar e receber limites. Porém, é necessário e fundamental para o crescimento emocional do ser humano.

Bom, por enquanto é isso, bjks.

3 comentários:

  1. mariana costa17/02/2012, 15:05

    Adorei. Apesar de ser chato as vezes o pai e mãe enchendo o saco, sei que isto é importante pra gente ter mais maturidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Gostei muito do texto. Uma leitura agradável e como as pessoas sempre acham que vivem sozinhas seus problemas, achei interessante você colocar as suas experiências.
    Bjs
    Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, apareça sempre e se tiver alguma sugestão de tema, fique a vontade. Bjs.

      Excluir