sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Drogas e Adolescência



Drogas e Adolescência
Bom, pra começar nosso papo sobre drogas, temos que deixar claro algumas questões importantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, “Droga é toda a substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções”. As drogas psicotrópicas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que podem causar danos físicos e psicológicos a pessoa que a consome. Porém o fato é que estas substâncias proporcionam a pessoa uma sensação inicial de bem estar. e a busca pelo bem estar é inato do ser humano. Todos nós temos o interesse pela busca de uma satisfação física e emocional. Alguém ja viu uma pessoa ser dependente de antibióticos? Não, pois esta substância (o antibiótico) não traz sensação inicial de bem estar e as drogas psicotrópicas trazem esta sensação ao indivíduo que a consome. O uso constante de uma determinada droga pode levar a pessoa a mudanças em seu comportamento e à criação de uma dependência, tanto física como psíquica.
 A dependência física é a necessidade do organismo em obter determinada substância para manter-se em equilíbrio; A dependência psíquica é a necessidade psicológica e emocional do indivíduo em obter determinada substância para manter seu comportamento em equilíbrio. Outros termos importantes para serem falados são a tolerância e asíndrome de abstinênciaA tolerância é a necessidade do organismo em consumir uma quantidade cada vez maior de uma determinada substância; A síndrome de abstinênciasão reações desagradáveis do organismo devido a falta da droga. Alguns exemplos destas reações são: Ansiedade e irritabilidade, sudorese, dores epigástricas (na região da barriga), delírios e alucinações, tremores pelo corpo, etc.
Normalmente a busca de substâncias tóxicas são conseqüências de dificuldades nas relações pessoais, familiares, profissionais e/ou sociais do indivíduo. Acredito que existe sim uma predisposição estrutural que leva o indivíduo a uma tendência à adicção (dependência química), porém o psicodinamismo particular de cada um que determinará o uso ou não de certa substância. Este psicodinamismo terá influências biológicas (hereditariedade), pessoais (personalidade do indivíduo aliados aos sofrimentos psíquicos e físicos no decorrer de sua vida) e sócio-culturais (influência da sociedade em questão, cultura da região, comportamentos familiares, etc.).
Infelizmente a fase da adolescência se torna um momento propício para a fácil manipulação tanto do grupo que o adolescente pertence quanto da própria mídia dos meios de comunicação. Infelizmente ainda é comum vermos na mídia, como por exemplo em alguns programas de televisão, exaltando o álcool e o tabaco como sinônimos de status e sucesso.
Sabe-se que, atrás da compulsividade que leva à dependência, há um desejo a ser saciado, uma vontade de ser amado, de ser reconhecido, uma dor a ser esquecida, enfim, uma maneira de desligar-se da realidade indesejável. O desejo pode ser conquistado, a dor pode ser transformada, devemos aprender que precisamos primeiro nos amar com nossos defeitos e qualidades para que possamos amar ao outro do jeito que ele é, tbm com qualidades e defeitos. Não adianta fugirmos da realidade, pois ela é a nossa vida e temos que enfrentá-la e tentar achar maneiras de deixarmos ela mais leve, mais bonita. Não podemos ter vergonha do que somos e nem do que desejamos, temos apenas que ter possibilidades saudáveis e criativas para enfrentarmos nossos problemas. É importante por isso, que nós pais e/ou responsáveis possamos propiciar aos nossos jovens, ou melhor, a toda sociedade estas possibilidades de superarmos situações traumáticas da vida, seja através da arte, do esporte, da cultura, etc. Ainda acredito que o diálogo franco e aberto é o nosso melhor aliado. Andreia Curi – psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário