sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Caso Eloá: O que leva jovens a tomar atitudes como esta?

Chegamos ao fim do julgamento de Lindemberg Alves, assassino da jovem Eloá Pimentel. 

Este caso é mais uma tragédia de tantas que temos visto e infelizmente, nos acostumado nos últimos tempos. O jovem Lindenberg tem hoje 25 anos e Eloá teria 18anos. A sentença foi dada, 98 anos de prisão, porém sabemos que a pena máxima aqui no Brasil é de 30 anos. 

Segundo a mídia, Lindenberg não estava aceitando o término do namoro com Eloá, relacionamento que durou mais de 2 anos. De uma certa forma ele também acabou com sua própria vida. Mesmo tendo a liberdade antes dos 30 anos de condenação, o que ainda pode acontecer em nosso País, aff, ele nunca mais terá uma vida plena. Seu corpo físico e sua alma estarão manchados para sempre. Se pensarmos que ele não é um psicopata e que ele agiu de forma impensável, pelo cansaço, pelo medo, pela rejeição e pelo amor/ódio pela ex namorada, com certeza nunca mais ele terá paz em sua vida, a culpa o aterrorizará para sempre.  

Porém o que eu queria destacar aqui é o seguinte. O que leva pessoas tão jovens, tão saudáveis (fisicamente, é claro)a tomarem atitudes como esta? A vida desta moça é mais uma que se foi, por causa de um grande desajuste emocional. Por que as pessoas têm tantos desequilíbrios emocionais e nada fazem para melhorar? Puxando a sardinha pro meu lado da psicologia, é claro, por que a psicoterapia so é vista para "apagar incêndios"? Se a psicologia não fosse vista ainda de uma forma tão preconceituosa, como se apenas os "loucos" precisassem de ajuda, boa parte das "dores do mundo" seriam amenizadas. ‎Infelizmente a maioria das pessoas so procuram ajuda psicológica quando estão no limite de sua angústia, de sua insegurança, quando uma síndrome do pânico ou uma grave depressão ja está instalada. 

Precisamos nos conhecer melhor, com nossos defeitos e qualidades, potencialidades e limitações. Desta forma a possibilidade de cometermos atitudes impensadas é muito menor. Tive um professor e grande amigo, que uma vez me relatou. "Eu estava com tanta raiva dela que não a matei, por que eu sabia que a raiva era suficiente para cometer este crime e por isso minha consciência não permitiu que eu tomasse tal atitude." É por aí precisamos conhecer nossas capacidades para o bem e para o mal, e, desta forma tentar melhorar e/ou aprender a lidar com nossas dificuldades. 

Por agora é isso, tenham um bom carnaval, e com juízo, hein!!!!!

6 comentários:

  1. Adorei o blog. Este post também ta legal, realmente a gente so procura ajuda quando ta no limite, rs. Vou pensar nisso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Andreia! Seu blog está ótimo! Reflexões como as que você tem publicado aqui só nos auxiliam a refletir sobre o nosso papel na sociedade e nossa missão quanto à contribuição para um mundo melhor e mais esclarecido. Abraço grande e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ana. Vamos sempre estar trocando figurinhas, rs.
    Um bj gde.

    ResponderExcluir
  4. Luciana Curi08/03/2012, 22:27

    Cunha super radical nesse assunto não existe justificativa para tamanha frieza, tirar a vida de uma pessoa é brutal é cruel demais. Com ou sem problemas emocionais se conhecendo ou não se conhecendo não existe justificativa para tal coisa sei bem como eh ficar cega de raiva e ódio mas não teria coragem para matar. Mudança no código penal fica a dica pro próximo post Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Eu sei Lu, mas meu maior objetivo aqui e realmente fazer as pessoas refletirem sobre os assuntos. Não tem justificativa mesmo, até pq não o vejo como uma pessoa com transtorno mental, ele realmente foi frio e cruel. Infelizmente, como coloquei, sabemos que ele sairá bem antes do que ele merecia e deveria. Bjs Cunha.

    ResponderExcluir