sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bullying - Um fantasma que ainda aterroriza muita gente



Pois é, como estamos chegando ao início das aulas, acho importante podermos falar de um assunto ainda pouco discutido, o bullying. Esta é uma palavra que não tem uma tradução, o termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Podemos classificar o bullying como AGRESSÕES INTENCIONAIS, VERBAIS OU FÍSICAS, FEITAS DE MANEIRA REPETITIVA, EM RELAÇÕES DE DESIGUALDADE. Esta definição é muito importante não apenas para classificarmos o bullying, como para deixar claro que muitas agressões feitas pelos nossos jovens e crianças NÃO SÃO BULLYING, são brincadeiras de mau gosto e muitas vezes com desfechos terríveis, que devem ser punidas sim, mas não jogar tudo no mesmo caldeirão do bullying. O bullying é uma agressão que so ocorre com algumas situações bem definidas, como a repetição das agressõesa presença de platéia, ou seja não tem graça pertubar e/ou agredir a "vítima" se não houver pessoas para assistir tal absurdo e o fato do bullying so existir, enquanto o agredido permanece nesta posição de inferioridade. Por isso que eu como psicóloga tenho tantas preocupações com este tema. Tanto o agredido como o agressor são pessoas bastante fragilizadas psicologicamente. O agredido se sente inferior e não consegue perceber suas próprias qualidades e a força para sair desta posição de medo esta guardada em algum lugar psíquico; a forma como esta energia pode ser colocada para fora é bastante preocupante. Temos visto alguns casos de pessoas que foram vitimizadas pelo bullying terem atitudes extremamente violentas e muitas vezes fatais. Quanto ao agressor, muitas vezes são crianças ou adolescentes com grande nível de rejeição e com isso, com muita necessidade de auto afirmação e aceitação. Por isso que a platéia é fundamental para a pratica do bullying.

Vou tentar destacar algumas características básicas tanto do autor do bullying como da vítima.
Autor do bullying:
* Normalmente são pessoas com baixa auto estima, que precisam se auto afirmar e obter uma boa imagem de si mesmo, por isso que é tão importante e necessário a platéia para a pratica do bullying; pessoas que não sabem resolver seus problemas de forma pacífica, que não aprenderam transformar suas raivas, medos e frustrações em diálogo, em palavras.

Vítima do Bullying:
* Normalmente são crianças ou adolescentes com baixa autoestima e retraídas tanto na escola quanto no ambiente familiar, costumam apresentar particularidades físicas, como o uso de óculos de gráu, aparelho dentário, pessoas com disfunções alimentares, etc. ou podem abordar aspectos culturais, étnicos e religiosos.

Esta forma de agressão pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho.

Como ja disse, é importante que fique claro que bullying não é apenas brincadeira de mau gosto, e precisa ser delatado. O medo de ser a próxima vítima faz com que as pessoas se calem, mas temos que entender que estar nesta posição de espectador também é uma forma de agredir e de ser agredido, por isso é necessário que este tipo de "crime" precise acabar. DIGAM NÃO AO BULLYING.




"ACEITAR AS DIFERENÇAS, RESPEITAR O PRÓXIMO E CONHECER OS DIREITOS E DEVERES DAS PESSOAS, É UMA ÓTIMA MANEIRA DE AJUDAR A CRIANÇA E/OU ADOLESCENTE QUE É VÍTIMA DE BULLYING A ELEVAR SUA AUTO ESTIMA, E DO AGRESSOR A TER MAIS CONFIANÇA EM SI MESMO E CONSEQUENTEMENTE A TER MENOS NECESSIDADE DE SE AUTO AFIRMAR "



É isso galerinha, mais um ano começa e lembrem de não deixar para correr atrás do prejuízo no fim do ano. estudem agora no início do ano que tem pouca matéria para não precisar ficar enlouquecido no final do ano na época de férias, sol e verão. Bjks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário