quinta-feira, 15 de março de 2012

Virgindade? Qual a hora certa ?

Este post foi feito a pedidos de 2 amores da minha vida. O que fazer quando você está namorando um menino mais velho que quer ter relações sexuais, mas vc ainda não se sente pronta para isso? Sabemos que atualmente os adolescentes vêm tendo uma iniciação sexual cada vez mais cedo, porém tenho escutado muito em consultório e tbm nos bastidores da vida, rs, meninas e até meninos se lamentando de que a primeira vez não foi legal e se pudesse voltaria atrás. O que faz um adolescente e as vezes, até mesmo um pré adolescente, iniciar sua vida sexual tão cedo e sem escolha? Muitas vezes a pressão dos amigos faz toda a diferença. Se a menina tem uma amiga que ja transou, é muito provável que ela queira ter uma experiência sexual tbm, por causa da amiga. O menino então nesta situação, nem se fala! Para ser HOMEM tem que ter tido uma iniciação sexual! Será? Temos visto meninos e meninas totalmente despreparados emocionalmente e até fisicamente falando, mas com vida sexual ativa. Infelizmente as consequências disso são bastante trágicas, no mínimo uma gravidez indesejada, sem contar as doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, por exemplo, e até mesmo traumas emocionais e sexuais complicados de se tratar. Mas enfim, qual será a hora certa para se começar a ter uma vida sexual ativa?

O principal é ter maturidade, tanto física, quanto, principalmente emocional. Vemos meninas com o corpo ainda em formação tendo relações sexuais e até mesmo engravidando. Me recordo de uma reportagem de uma menina de 10 anos que estava grávida! Sua gravidez era de alto risco e o parto também, pois ela não tinha os seus orgãos reprodutores totalmente formados. Como pode esta menina estar preparada para ter um filho? Mas enfim, não quero entrar nesta questão da gravidez na adolescência, por que isto é um novo post.

Vamos falar no exemplo que eu dei no início desta postagem, sobre uma menina estar namorando um menino mais velho e se sentir na obrigação de transar com ele, para não perdê-lo, ou absurdamente para dar provas de amor ao rapaz! Nossa, voltamos ao início do século passado? Quando os rapazes pediam prova de amor às meninas? Não estou dizendo que não pode haver amor e que o relacionamento entre um rapaz mais velho e uma menina mais nova, ou entre um menino mais novo e uma moça mais velha, não deve acontecer, mas desde o momento que o rapaz (ou a moça) se apaixona por uma menina (ou por um menino) bem mais nova (novo), que ainda é virgem, ele (ela) deve saber que isso implica em ele (ela) ter que esperar a namorada (o namorado) estar pronta para transar com ele (ela). Esta decisão deve ser pensada e conversada pelos dois, para que não haja arrependimento depois. Bom vamos começar falando sobre a virgindade. Antigamente se pregava que a mulher deveria se entregar virgem ao marido, ou seja, sem nunca ter tido algum tipo de relação sexual. mas por que o hímem, uma película tão fina, com 3 milímetros de espessura, tem um peso tão simbólico? Historicamente, ser virgem em algumas antigas civilizações conferia às mulheres dons mágicos ou sagrados, como no Oráculo de Delfos, no qual a pitonisa, que mediava o contato dos homens com os deuses, era virgem. Na Idade Média, o unicórnio – animal mitológico geralmente branco, que apresenta a forma de um cavalo e chifres em espiral – só podia ser domado por uma virgem. Já no Cristianismo, um de seus principais símbolos é a Virgem Maria, que representa castidade e celibato, reforçando a imagem da necessidade da preservação da virgindade até o casamento. 

Atualmente as meninas para permanecerem "virgens", ou seja, com o hímen intacto, praticam outras formas de sexo, ou seja oral e anal, mas não fazem penetração vaginal para não perderem a virgindade. Será que ter este hímen intacto é realmente o que importa? Será que esta menina esta preparada emocionalmente para ter relações sexuais orais e anais com os parceiros? Além disso, o hímen pode ser rompido em circunstâncias diferentes, como durante a equitação; ou com o uso de absorventes internos; ou até mesmo em aulas de ginástica! Sem contar que o hímen pode "perdurar" após algumas relações sexuais, o que seria o caso do chamado hímen complacente, que possui elasticidade considerável. Na verdade a principal função do hímen NÃO É A PROIBIÇÃO DAS RELAÇÕES SEXUAIS. Ele é localizado na entrada da vagina e tem o papel de PROTEGER A MENINA DE POSSÍVEIS INFECÇÕES, uma vez que na infância não há uma produção suficientes de hormônios para o organismo realizar este tipo de defesa. Portanto, vemos que as circunstâncias físicas são importantes, porém as emocionais merecem uma atenção ainda maior.

Portanto, é imprescindível, que a decisão do início da vida sexual ativa seja feito com segurança, tanto emocional, quanto ao uso de preservativo para se prevenir de uma possível gravidez e de qualquer doença sexualmente transmissível. É importante que a adolescente procure um médico para saber se precisa além da camisinha tomar algum tipo de pílula anticoncepcional. Seria muito bom também, que pudesse haver uma conversa com a mãe e até mesmo com o pai, se possível, pois sabemos que para o homem é mais complicado de falar nestes assuntos, principalmente com as meninas. Mas esperamos que este tabu sobre a virgindade e qual a hora certa para iniciar a vida sexual acabe, pois como tenho dito o diálogo é a melhor forma de prevenção, neste caso na prevenção de uma gravidez indesejada, de uma possível doença sexualmente transmissível e até mesmo de futuros traumas emocionais. 

Lembrem galerinha, estejam seguros da decisão que estarão tomando, independente do hímen, a atitude tomada em relação ao início da vida sexual não terá retorno. Não queiram se arrepender depois da decisão tomada, sejam donos de suas próprias escolhas, e lembrem-se que todas as escolhas que fazemos na vida implicam em consequências, por isso temos que estar seguros. Mesmo que a primeira relação não tenha sido tão boa, o que é muito comum até mesmo pelo nervosismo é importante que a menina e o menino tenham feito uma escolha própria e com segurança, com isso, não haverá espaço para um arrependimento, no máximo para uma lembrança não tão boa.

Bjks, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário