quinta-feira, 22 de março de 2012

Parabéns a todos os jovens com necessidades especiais!


 

Bom, em homenagem ao dia de ontem, 21 de março, dia internacional da síndrome de down, faço meu post de hoje, estendendo também a todas as outras deficiências destes jovens guerreiros!
 
Infelizmente o último censo que eu consegui pesquisar com estatísticas de pessoas com necessidades especiais no Brasil foi o Censo 2000. Nele mostra que, aproximadamente, 24,6 milhões de pessoas, ou 14,5% da população total, apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência. São pessoas com deficiência da fala, visual, auditiva, física e/ou mental. Se alguém tiver alguma informação mais recente peço que nos atualize.

Bom como nosso blog é sobre adolescência irei me ater a esta fase do desenvolvimento. Existem uma diversidade de tipos de doenças que compromete o indivíduo de alguma forma. Doenças de metabolismo, doenças genéticas, comprometimento pela falta de oxigenação do bebê na hora do parto, deficiências derivadas de doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez, enfim, o que importa aqui é que a consequência é uma limitação em alguma, ou algumas áreas do desenvolvimento. Nas deficiências auditivas, visuais, de fala, e/ou físicas, onde o intelecto normalmente é preservado, ainda existe preconceito, mas atualmente a sociedade está mais acessível à eles. Entretanto, sabemos que a quantidade de jovens com algum tipo de deficiência é enorme, e porque não os vemos nas noites em bares, cinemas e boates? Infelizmente a inclusão ainda é uma utopia, seja dentro das escolas ou na sociedade, mas precisamos dar um basta nisso! Quantos amigos especiais, seja qual for a deficiência vcs têm? Quantos frequentam as salas de aula com vcs? Estas perguntas ficam para nós refletirmos. As pessoas precisam compreender melhor que pessoas com necessidades especiais não são assexuadas, e muitos jovens deficientes também sentem desejos, paixões, sonhos, enfim as limitações existem sim, mas isso não os faz menos seres humanos, aliás muitas vezes são mais Humanos do que pessoas ditas "normais".

E quando a deficiência é também intelectual? Nossa, aí as dificuldades de lidar com as transformações na fase da adolescência são muito mais difíceis. No meu caso pessoal, as dificuldades são quanto as mudanças de comportamento da etapa que meu anjo está iniciando. Ele está com 12 anos e apesar das limitações que ele tem, que são muitas, seu desenvolvimento físico é normal, e ele está na pré adolescência, seus hormônios estão sendo produzidos e com isso seu comportamento está também em transformação. Particularmente está sendo tranquilo por enquanto, mas sei que irão ocorrer dificuldades e complicações virão. Mas como aprendi com meu filho, tudo ao seu tempo! 

Dependendo do grau de deficiência do jovem, é totalmente possível que ele queira ter uma vida sexual e amorosa ativa. No caso dos nossos homenageados do dia, dos portadores de síndrome de down, estas possibilidades da sexualidade são bastante reais. Neste link a seguir estão alguns casos bem interessantes de mães e pais deficientes que tiveram filhos totalmente normais. Vale a pena ver http://www.deficienteciente.com.br/2009/10/sexualidade-dos-deficientes.html Neste outro link tem a estória da Maria Gabriela, que é portadora    de  sindrome de down, e tem uma filhinha linda de 3 aninhos, a  Valentina http://www.band.com.br/diadasmaes/conteudo.asp?ID=100000418774

As pessoas com deficiências são capazes de muitas coisas, apesar de suas limitações, tem possibilidades de estudar de trabalhar e principalmente de amar. Aliás, são pessoas extremamente sensíveis e criativas, sem contar com a garra de ter que lutar diariamente com uma série de dificuldades na vida e com o preconceito natural da sociedade pela própria falta de conhecimento do assunto, como ja relatei em outro post que fiz sobre inclusão. 

Enfim, parabéns a todos os adolescentes especiais que existem em nosso Brasil. Força, Saúde, Fé, Trabalho e muito, muito amor no coração sempre. 

Bjks e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário