quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns mulheres lindas!!!

Neste dia Internacional da mulher não poderia deixar de fazer uma homenagem a todas nós Mulheres. Fiquei pensando o que escrever, pois existem tantas frases belas, mensagens incríveis, que ficou difícil selecionar as palavras para montar o texto. É muito legal ver a essência feminina sendo resgatada. Não digo apenas sobre os seres femininos que estão se destacando, mas como nós seres humanos, tanto mulheres quanto homens estão conseguindo perceber a grandeza da alma feminina. Infelizmente, ainda temos muitos casos de desvalorização das mulheres, porém estamos caminhando muito bem. Profissionalmente os ganhos são enormes, ainda existem injustiças? Claro, mas nossas conquista não podem ser ignoradas. No âmbito pessoal, ainda existe muita violência contra as mulheres, mas o importante tbm é que os casos são cada vez mais deflagrados e muitos destes casos punidos. Vale ressaltar a ideia do "apitaço", que começou em algumas cidades do Recife contra a violência feminina. As mulheres estão cada vez mais dizendo NÃO à repressão.


É importante que o equilíbrio destas duas potencias, tanto masculinas quanto femininas ocorra. Uma forma de ilustrarmos a necessidade deste equilíbrio é o mito do andrógino. Este modelo arquetípico tem um significado simbólico importante, onde tanto o homem quanto a mulher procuram uma melhor compreensão de si mesmo. Neste mito, os seres eram redondos e possuíam quatro pernas e quatro braços e uma cabeça com duas faces, cada uma olhando para um lado. Este ser possuía tanto poder que despertou a inveja e o temor dos Deuses, que lhes cortaram pela metade, transformando com isso seres masculinos e femininos. Até hoje uma metade estaria procurando a outra metade...



Porém temos que entender que o que procuramos do lado de fora está dentro de nós mesmos. Cada mulher tem um lado masculino dentro de si mesma (animus) e cada homem tem uma lado feminino dentro de si mesmo (anima). Tanto as características masculinas quanto as características femininas possuem aspectos positivos e negativos. Porém algumas características femininas têm sido reprimidas tanto pelos homens quanto pelas próprias mulheres. Vivemos em uma sociedade patriarcal, onde o masculino é supervalorizado e o feminino é reprimido e pouco valorizado. É necessário que esta essência feminina seja resgatada tanto pelos homens, que têm medo de entrar em contato com este lado feminino (e isto nada tem haver com preferência sexual) por conta desta cultura machista em que vivemos, quanto pelas próprias mulheres, que por causa da necessidade de competição com os homens no âmbito profissional, também acabaram por abandonar muitas características femininas importantes e maravilhosas. Vamos resgatar nossa essência feminina!

Um beijo enorme a todas as mulheres e a todos os homens que reconhecem nosso valor! Aqui vai uma música cantada pela Elba Ramalho que representa lindamente esta essência feminina.


2 comentários:

  1. Luciana Curi08/03/2012, 21:35

    Eu tenho um lado masculino afloradissimo em mim rsrsrsrs Parabéns pelo dia de hoje e pelo texto !!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lu! Assim vc não precisa estar com o outro, vc deseja estar com o outro. Bjs.

      Excluir