terça-feira, 22 de maio de 2012

Vamos dizer NÃO a qualquer violência contra crianças e adolescentes!!!

No dia 18 de maio foi o dia Nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Está havendo muita polêmica sobre o depoimento da Xuxa no fantástico pelo fato dela ter feito um filme onde ela simulava fazer sexo com um menino de aproximadamente 12 anos. Porém o que ela fez na sua vida para "ascender" profissionalmente, se ela realmente foi violentada ou não se era apenas mídia, não importa. O que importa é que todos os dias crianças e adolescentes são vítimas de abuso sexual, e que isso é absurdo. Como sabemos a maioria dos casos de violência sexual acontece por pessoas muito proximas da vítima, parentes ou amigos e com certeza tem que ser deflagrado! Pegando emprestado as palavras da minha nova e querida amiga do face Ana Virgínia. 


 "Os termos abuso ou maus-tratos contra crianças e adolescentes são usados para definir negligência, violência psicológica, física e sexual de maneira repetitiva e intencional, praticada por uma pessoa em estágio de desenvolvimento físico e emocional superior (força física, idade, condição financeira, autoridade, inteligência, etc). O agressor usa do poder, da relação de confiança e/ou força física para colocar a criança e/ou adolescente em situações para as quais não possui maturidade física, nem psicológica de enfrentamento."



Ana Virgína - Psicóloga Clínica. Para ler mais acessem o link 


Vcs sabem pq o dia 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes? A data foi instituída por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes. Meu Deus isto é assustador!!!  

A maioria dos casos de violência sexual fica abafada dentro da alma da vítima, pois ela  sente-se envergonhada, amedrontada e muitas vezes culpada por ter sido violentada. É muito comum a criança ter medo de perder o amor de seus pais, mesmo que algum deles seja o próprio agressor, o adolescente pensa que usou uma roupa inadequada, deu alguma abertura para o agressor, enfim a culpa e o medo rondam a vida daquela criança e/ou adolescente. 

Infelizmente temos também a impunidade como um grande vilão nesta história. Peguei alguns casos de impunidade absurdos. * Em 2002, em  Beberibe, Ceará, uma menina de 11 anos foi estuprada pelo próprio pai, que a engravidou. O pai foi absolvido e reconheceu que mantinha relações sexuais com a filha, mas sem coação e que a iniciativa era dela. Confessou que transava com a filha de 11 anos durante o dia e à noite com a mulher, mãe da menina. O Ministério Público recorreu da sentença. * Em 2003 no Rio Grande do Sul um Pastor de Igreja Evangélica foi acusado de abuso sexual de uma menina de 5 anos. Foi acusado de ter apalpado partes íntimas da criança e ter feito sexo oral nela. Voto de um desembargador: "Embora a tenra idade da criança, ela foi de espontânea vontade ao encontro do recorrente e atraída pelos dizeres do acusado. A prática do ato libidinoso, deste modo, deu-se com o consentimento da criança. Ela foi seduzida e não violentada." No STJ (Superior Tribunal de Justiça) o acusado foi condenado a 6 anos. Foi afastado o enquadramento na Lei dos Crimes Hediondos, que aumentaria a pena pela metade. Em uma estatística no Rio de Janeiro de 465 casos de abuso sexual, apenas 24 viraram processo e só 3 casos chegaram ao final com abusadores condenados. Porém o incrível é que pelo que temos acompanhado no Brasil, após 2 ou 3 anos de cadeia os pedófilos, graças à progressão da pena, são libertados e voltam para a rua. 


É preciso entender que a pedofilia é uma desordem mental e de personalidade, uma perversão sexual que precisa ser tratada e que o agressor não pode viver em sociedade. Quanto a "cura" de um pedófilo existem muitas contradições. A terapia cognitivo comportamental têm tido um pouco mais de êxito, porém é importante que o tratamento ocorra em paralelo com medicações antiandrogênicas para diminuírem níveis de testosterona. Entretanto casos bem sucedidos com pedófilos são muito raros.

Temos também a quantidade de casos velados sobre o assunto que ainda é enorme. Tenho visto, infelizmente, em consultório que a quantidade de "amigos e familiares" que ja investiram olhares maliciosos em pessoas quando eram crianças e que nunca foi denunciado é absurdamente grande. A maioria dos casos de abuso contra crianças e adolescentes não vem junto com a violência física, mas sim pela forma de ameaças, investidas libidinosas e assédios de todos os tipos. As consequências psicológicas podem ser devastadoras, e apenas uma parte das pessoas que sofreram o abuso sexual de fato denuncia, e infelizmente, as pessoas que sofreram violência psicológica e investidas maliciosas, normalmente não denunciam, e sofrem caladas e sozinhas.

Sabemos que a internet é atualmente a maior porta de entrada para pedofilia, então estarmos atentos aos amigos virtuais de nossos filhos e as suas conversas é fundamental, mesmo mantendo um certo nível de confiança e privacidade necessária para o adolescente, por exemplo. Pedófilos não têm cara, não tem cor, não tem raça e nem condição financeira definida, pode ser qualquer um, portanto é necessário que existam formas de tentar prevenir esta violência, e para isso, precisamos estar atentos a qualquer alteração de comportamento de nossos filhos, e infelizmente a desconfiança nas pessoas se faz necessária. Sabe-se que pouca quantidade de denúncias de crianças e adolescentes são falsas. Segundo informação do site http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-231.pdf apenas 6% das denúncias são fictícias, então vamos ouvir mais nossos filhos e estar atentos à eles que são nossos bens mais preciosos! 

Bjs e até a próxima.


Um comentário:

  1. Este tipo de crime tem que acabar! As impunidades são revoltantes.

    ResponderExcluir